O Território Sírius Teatro formou-se em 2000 com a estréia do espetáculo SEU BOMFIM e desenvolveu-se inicialmente pelos trabalhos do ator-diretor Fabio Vidal, que coordena esse núcleo voltado para o fazer artístico pautado na autonomia do atuante (atores, performers, dançarinos e circenses) enquanto criadores de seus modos e meios de expressão e produção. Atualmente esse núcleo artístico é formado por Fabio Vidal e Mariana Freire. O agente da cena será responsável pela concepção, coordenação e criação do fazer artístico. União e interseção, de Antropologia Teatral, Teatro Essencial, Técnicas de Improviso, Performance, Pantomima, Contadores de História, suor, postura política, criação artística, autonomia e liberdade. Promoção de processo autônomo de produção e pesquisa acerca de modos personalizados de cena, a serviço do desenvolvimento de novas linguagens e estéticas. Hibridização de artes em diálogo com os modos de produção vigente, mas a serviço da criação de outras relações humanas e trabalhistas. A arte como mecanismo de potencialização, a serviço da ética, filosofia e liberdade. O repertório do grupo é composto pelas encenações Seu Bomfim, Erê - Eterno Retorno, Velôsidade Máxima e Casa Nº Nada. Território Sirius Teatro faz parte da Cooperativa Baiana de Teatro.

Casa Número Nada (2008)
Solo de Mariana Freire

“Casa Número Nada”, espetáculo integrante do Território Sirius Teatro, coletivo teatral da Cooperativa Baiana de Teatro, é vencedor do prêmio Manoel Lopes Pontes, FUNCEB/2007 e do Edital/2008 Jurema Penna – Circulação de Teatro. É um solo teatral e autoral desenvolvido através da pesquisa e experimentação processual, colaborativa com o público, que gerou uma dramaturgia autêntica e uma poética cênica singular.

O solo apresenta uma mulher que chega à sua casa e a encontra vazia/roubada. A encenação parte da súbita retirada de toda segurança material da personagem, que se depara com o vazio existencial de sua alma e se confronta com questões múltiplas que tratam do sistema capitalista de consumo, o “ter” versus o “ser”, a memória, o estado de coisificação que vivemos.

Renata se encontra no limite entre a razão e a loucura, procurando centrar-se na lógica da segurança material, apregoada por nossa sociedade, ao mesmo tempo em que entra num processo de revelação, resgatando suas memórias e levantando questionamentos íntimos. A partir de então seus sentimentos e emoções vêem a superfície e ela afirma outros valores para além de seus móveis, objetos, seguros e notas fiscais. Desta maneira, toda concepção dos elementos do espetáculo (cenário, figurino, iluminação e trilha) apresentam uma “economia essencial” que pretende questionar/dialogar sobre “O SENTIDO E FINALIDADE DA VIDA”. O ator e suas possibilidades corporais, vocais e subjetivas é o gerador da poesia da cena no espaço vazio.
Ficha Técnica

Mariana Freire - Atuação, criação
Fabio Vidal – Direção, criação
Tuca Gomes – Iluminação e Operação de luz
Patricia Rammos - Operação som


Vêlosidade Máxima: a obra de Caetano Veloso revisitada (2007)


O personagem Narciso (Um corpo sonhador) transita em mundo dentro de mundos, formado pela obra poética de Caetano Veloso, contida nas letras de suas canções, recriada para cena pelos experimentos cênicos do ator-performer, diretor e autor Fabio Vidal. Uma encenação mutante, que apresenta uma narrativa descontínua, variante no tempo e no espaço, adentrando em planos de fantasia e memória, propiciando uma fusão de realidades e ficções, sendo ressaltados e pontuados os signos e mitos presentes na obra de Caetano Veloso. Aqui se vê a multiplicidade de "Eus" que Caetano presentifica com suas estrelas, luas, sóis, amores, Brasis, carnavais, cores, nomes, livros, línguas, gentes, Bahias e mundos.

Várias possibilidades de utilização das composições foram testadas: criação de personagem, fusão de letras, danças, cantos, expressividades vocais, contação de histórias, relatos, leituras, para gerar uma escritura cênica singular. Constelações temáticas reconstruídas e adaptadas à cena nesta pesquisa de mestrado do Programa de Pós Graduação em Artes Cênica (PPGAC) UFBA. Este trabalho foi fruto de um projeto sobre o fazer teatral baseado na autonomia do ator/atuante. Constituem-se territórios nômades em favor da vida.
Ficha Técnica 
Fabio Vidal - Atuação, autoria, encenação
Caio Rodrigo e Leonardo Mineiro - Assistência de encenação
Fernanda Paquelet - Iluminação
Viviane Freitas e André Portugal- Design Gráfico
Rino Carvalho -Figurino
Marco Antônio- Confecção e assessoria de Figurino:
Sônia Rangel - Orientação da Pesquisa
Emerson Cabral - Trilha Sonora
Zélia Uchôa- Foto

Eterno RÊtorno - ERÊ: a história da criação do Universo, da vida e do humano (2003)




Este trabalho se inicia antes do Big-Bang (15 bilhões de anos atrás) e se desenvolve até os dias atuais. Utiliza de teorias cientificas/filosóficas e está fundamentado no Teatro Essencial. É uma performance teatral narrativa sobre a criação e evolução da vida, do homem e do espírito. Apresenta um ERê (um misto de mensageiro, palhaço, bufão e divindade) que vivência esse processo existencial marcado pelas contradições humanas que variam entre “a delicia e a desgraça, o monstruoso e o sublime”, o trágico e o cômico, o infantil e o velho, o inédito e o padronizado, a morte e a vida.

Este solo prevê o acontecimento teatral fundamentado no ator, no performer em cena que abdica de elementos assessoriais em prol de uma economia e essencialidade cênica. É um espetáculo que surge do Projeto “Solos do Brasil” – que reuniu 15 atores de diversos estados do país, para estudo e pesquisa acerca do TEATRO ESSENCIAL ( o que englobou estudos de direção, filosofia, mímica, dramaturgia,  improvisação, máscara neutra e dança) para construção de espetáculos solos (monólogos) , com o Temática: – BRASIL. Que contou com a coordenação artística da atriz/ performer/diretora/autora Denise Stoklos, alem da participação de profissionais como Gianni Ratto e Antônio Abujamra.
Ficha técnica
Fábio Vidal - Atuação, criação, direção
Denise Stoklos – Coordenação Artística 
Meran Vargens e Jorge Baía - Assistentes de Direção.
Marie Thauront e Fábio Vidal - Maquiagem.
Fernanda Paquelet - Iluminação
Davi Marcelino – Operação de luz
Caio Rodrigo - Operação som

Espetáculos Teatro Sirius O começo de tudo: Seu Bomfim (2000)


Um contador de histórias chamado Seu Bomfim, um velho e errante homem do sertão, narra um episódio sobre o “homem do rio” que deixou sua família para se colocar numa canoa, no meio do rio. A partir dessa história Seu Bomfim, narra acontecimentos do seu passado, expõe pensamentos sobre várias questões e revela através de suas ações que desenvolveu uma realidade paralela. Suas estórias, seu humor, questionamentos e ações colocam em evidência seu drama humano que se encontra enraizado numa cultura sertaneja – nordestina – brasileira.
Ficha Técnica
Fábio Vidal - atuação, criação, direção.

Meran Vargens – direção

Alexandre Casali - assistente de direção.
Caio Rodrigo – operador de luz, assistência de produção e de maquiagem
Cecília Raiffer e Tatiane Canário- assistentes de ensaio.
Marie Thauront – maquiagem.
Moacir Gramacho - cenário e figurino.
Fernanda Paquelet - iluminação
Zélia Uchôa – foto



Histórico Território Sirius Teatro


SEU BOMFIM
2000
Estréia no Festival Julho em Salvador, Anexo do Theatro XVIII, 28 e 29 de julho, Salvador – BA.
Temporada no Teatro Módulo, 18 a 27 de agosto, sexta a domingo. Salvador – BA.
Temporada no Teatro SESI de 1o de setembro a 1o de outubro, sexta a domingo. Salvador – BA. Indicação ao Prêmio Copene de Teatro na categoria Ator.
Apresentação no II Mercado Cultural Latino Americano, Sala do Coro do TCA, 06 de dezembro, Salvador - BA.
Apresentação no Coreto na Praça da Vila do Capão, 29 de dezembro, Palmeiras - BA.

2001
Apresentação no projeto De Palavra em Palavra, Teatro Diplomata, 16 de abril. Salvador – BA.
Apresentação no Teatro Magalhães Neto, 17 de maio. Camaçari - BA.
Apresentação no Concurso de Monólogos Ana Maria Rego, 30 de junho, Teresina – PI.
Prêmio de espetáculo, direção, texto, ator, figurino, maquiagem. Indicação às categorias de Iluminação e Cenário.
Apresentação no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, 19 de setembro, Teatro Municipal Rachel de Queiroz, Guaramiranga- CE. Prêmio nas categorias: Direção e Caracterização( Figurino e maquiagem). Indicação às categorias espetáculo, ator e texto.
Temporada no Teatro Espaço Xisto de 10 de agosto a 30 de setembro, sexta a domingo. Salvador-BA.
Apresentação no Projeto Pelourinho Dia e Noite, todas as segundas-feiras de outubro, Praça Pedro Arcanjo. Salvador - BA.
Abertura do projeto Dona Canô Chamou Eu Vou, 03 de novembro, Teatro Dona Canô. Santo Amaro – BA.
Participação no 9º Festival de Teatro Isnard Azevedo, 13 de novembro, Teatro Ademir Rosa. Florianópolis – SC. Indicação para categoria de Ator.


2002
Temporada no Teatro Gamboa de 22 de fevereiro e 31 de março, sexta a domingo. Salvador–BA.
Participação no 16o Festival de Teatro Universitário de Blumenau, Mostra Paschoal Carlos Magno, Teatro Carlos Gomes, 15 de julho. Blumenau – SC.
Participação no 17o Festivale - Festival de Teatro de São José dos Campos, 06 de setembro. São José dos Campos – SP. Indicação à categoria de ator.
Participação no 15o Fenate – Festival de Teatro de São Mateus, 28 de outubro, Cine Teatro Shopping. São Mateus - ES. Prêmio nas categorias: montagem, ator, direção, pesquisa dramaturgica, figurino, maquiagem. Indicação nas categorias de cenário e iluminação.
Participação no 8º Articen ,14 de dezembro, Teatro Gamboa. Salvador – BA

2003
Apresentação no Clube do Grêmio de Mantenópolis, 29 de março. Mantenópolis – ES.
Temporada no Projeto Teatro Baiano Emoção ao Vivo, Teatro Gregório de Matos, de 8 de maio a 1° de junho, quinta a domingo. Salvador – BA.
Temporada no Theatro XVIII, de 04 a 27 de julho, sexta a domingo. Salvador – BA.
Apresentação pelo Projeto Circuladô Cultural da Fundação Cultural da Bahia, 08 e 09 de outubro, nos Centros de Cultura de Valença e Porto Seguro- BA.

2004
Temporada no Theatro XVIII, de 7 a 30 de maio, sextas e sábados. Salvador-BA.
Apresentações no Teatro Magalhães Neto, 20 de abril, Camaçari – BA
Apresentação no II Congresso de Educação, 18 de agosto. Vitória da Conquista – BA.
Apresentação no projeto Lá vem a Cooperativa, Sala do Coro do Teatro Castro Alves, 04 de novembro. Salvador - BA.

2005
Apresentação no Projeto Ato Compacto, Centro Cultural Banco do Nordeste, 02,09, 16, 23, 30 de Setembro. Fortaleza - CE.
Apresentação no Teatro São João, dia 10 de Setembro. Sobral – CE.
Apresentação no Festival de Teatro II Pará em Cena, Teatro Maria Sylvia Nunes, 04 de novembro. Belém – PA.
Apresentação na Mostra Cariri das Artes, Palco Brasil, Auditório URCA, 17 de novembro.Crato-CE;
Apresentação na Mostra Cariri das Artes, Conexão Nordeste de Teatro, 18 de novembro, Nova Olinda – CE,
Apresentação na Mostra Cariri das Artes, projeto Overdoze, galpão SESC, dia 19 de novembro. Crato-CE.

2006
Apresentação no enceramento do I Festival de Monólogos, Teatro SESC Emiliano Queiroz, 22 de janeiro. Fortaleza – CE.
Apresentação no Projeto Teatro na Praça, 26 de janeiro. Madre de Deus – BA
Apresentações no Teatro Zélia Gattai, Faculdade Jorge Amado, 14 e 15 de março. Salvador – BA.
Temporada no Teatro ICBA, de 05 a 21 de maio, sexta a domingo. Salvador-BA.
Apresentação no Projeto Tubo de Ensaio, Teatro Municipal Brás Cubas, 31 de julho. Santos - SP.
Apresentação no X FESTAC, Festival de Teatro de Cubatão, 15 de novembro. Cubatão - SP

2007
Apresentação na abertura do II Festival de Teatro de Ipitanga, 6 de janeiro. Lauro de Freitas – BA.
Apresentações no lançamento do Projeto Criação e Formação Artistico-Técnico do Núcleo de Artes Cênicas de Camacan, 03 e 04 de março. Camacan – BA.
Apresentação no I Festival BNB das Artes Cênicas, Centro Cultural Banco do Nordeste, 17 de março. Fortaleza-CE.
Apresentação na Comemoração do Dia Mundial do Teatro Festival, 27 de março, Teatro Acbeu. Salvador-BA.
Apresentação no Projeto Ato Compacto, Centro Cultural Banco Do Nordeste Cariri 18, 20, 21 e 22 de setembro. Juazeiro do Norte - CE
Apresentação no Projeto Ato Compacto, Centro Cultural Banco Do Nordeste, de 27 a 29 de setembro. Souza – PB.

2008
Apresentação no Projeto Solos 2x1em, Centro de Cultura, 12 de janeiro. Feira de Santana-BA.
Apresentação no Projeto Solos 2x1em, Centro de Cultura, 19 de janeiro. Alagoinhas-BA.
Apresentação na Mostra Brasil de Teatro de Rua - Teatro Tobias Barreto, 27 de março. Aracajú – SE
Apresentação no III Festival de Teatro de Ipitanga, 19 de abril. Lauro de Freitas – BA

2009
Apresentação na Semana Guimarães Rosa, Teatro Vila Velha 04 e 05 de março. Salvador- BA.
Temporada no Teatro Gamboa Nova, de 1º a 31 de maio, sexta a domingo. Salvador-BA.
Apresentações no Cabaré dos Novos (Teatro Vila Velha), 11 e 12 de julho, sábado e domingo. Salvador-BA.
Apresentação no Festival do Teatro Brasileiro - Cena Baiana Etapas Ceará & Maranhão, Teatro João do Vale, 29 e 30 de setembro as 20 h. São Luis- MA
Apresentação no IX Mercado Cultural, Clube Municipal de Boa Nova, 12 de dezembro as 18 h, sábado. Boa Nova- BA.

2010
Apresentações na Mostra Arte e Estética volume II, Espaço Mosaico, 05, 06 e 07 de março as 20 h. Brasília- DF
Apresentação na 2ª edição do Festival Nacional de Teatro da Bahia, Largo dos de Julho, 19 de março as 19 h, sexta. Salvador-BA.
Apresentação no Festival de Teatro da Amazônia Mato-Grossense, Teatro do Centro Cultural de Alta Floresta, 09 de abril as 20 h, sexta. Alta Floresta- MT.
Apresentação no II Festival Nacional de Teatro de Goiânia, Teatro Goiânia Ouro, 21 de abril as 19 h, quarta. Goiânia- GO.

Eterno RÊtorno - ERÊ
2003
Estréia da 1ª versão, Projeto Solos do Brasil, Centro Cultural São Paulo, 17 de março. São Paulo- SP.
Temporada no Theatro XVIII, de 24 de outubro a 23 de novembro, sexta a domingo. Salvador-BA.
Apresentação no Projeto Julho em Salvador, 18 de julho, Teatro Xisto Bahia. Salvador-BA.

2004
Temporada no Theatro XVIII, de 7 a 30 de maio, domingos, Salvador-BA.
Temporada no Projeto Pelourinho Dia e Noite, às segundas- feiras de agosto, Praça Pedro Archanjo. Salvador-BA
Apresentação no Projeto Dona Canô Chamou Eu Vou, 22 de agosto, Teatro Dona Canô. Santo Amaro – BA.
Apresentação no Projeto A Todo Gás - 2ª Mostra Bahiagás de Cultura, 17, 18 e 19 de setembro, Teatro ISBA. Salvador– BA.
Apresentação na 7ª Bienal do Recôncavo, 20 de novembro, Centro Cultural Danneman. São Felix - BA.

2005
Apresentação no Projeto Viva Teatro, 31 de março, Teatro SESC Pelourinho. Salvador – BA.
Apresentação no 13° Concurso Nacional de Monólogos Ana Maria Rego, 6 de julho, Teatro Municipal. Teresina - PI
Apresentação na Mostra Lá vem a Cooperativa, ano 2, 24 de agosto, Sala do Coro TCA. Salvador – BA.
Apresentação no Projeto Circuladô Cultural, 27 e 28 de agosto, Centro de Cultura João Gilberto. Juazeiro – BA.
Apresentação no Teatro São João, 11 de Setembro. Sobral – CE
Apresentação no Teatro SESC Emiliano Queiroz, 25 de setembro. Fortaleza - CE.
Apresentação no Festival de Teatro II Pará em Cena, Teatro Maria Sylvia Nunes, 3 de novembro, Belém – PA.
Apresentação na Mostra Cariri das Artes, Projeto Overdoze,19 de novembro, Teatro SESC. Crato - CE.
Apresentação no VI Mercado Cultural, 9 de dezembro, Teatro do ICBA. Salvador - BA

2006
Apresentação no Centro Cultural Banco do Nordeste, 17, 18, 20 e 21 de janeiro. Fortaleza – CE.
Apresentação pelo Projeto Circuladô Cultural, 17 e 18 de fevereiro, Centro de Cultura Olívia Barradas. Valença - BA.
Apresentação no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, 16 de julho, Centro de Convenções-Teatro Ouro Preto. Ouro Preto-MG.
Apresentação no Projeto Tubo de Ensaio, Teatro Municipal Brás Cubas, 1º de agosto. Santos - SP.
Apresentação no Setembro Cultural, Espaço Raul Seixas, 09 de setembro. Salvador - BA.
Apresentação no XIII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, 16 de setembro. Guaramiranga – CE. Prêmio nas categorias: direção e caracterização (figurino e maquiagem).

2007
Apresentação no encerramento do II Festival de Teatro de Ipitanga, 6 de janeiro, Centro Cultural. Lauro de Freitas – BA,
Apresentação no I Festival BNB de Artes Cênicas, Centro Cultural Banco do Nordeste, 09 de março. Cariri – CE.
Apresentação no Projeto Gamboa Nova, 12 de julho, Teatro Gamboa. Salvador-BA.
Apresentação no Festival Internacional de Artes Goiânia em Cena, 26 de outubro, Centro Cultural de Goiânia Ouro. Goiânia – GO.
Apresentação no I Festival Nacional de Teatro da Bahia, 03 de novembro, Teatro Xisto Bahia. Salvador-BA.
Apresentação no Teatro Gamboa Nova, 21 e 22 de dezembro. Salvador- BA.

2008
Apresentação no Projeto Solos 2x1em, Centro de Cultura, 13 de janeiro. Feira de Santana-BA.
Apresentação no Projeto Solos 2x1em, Centro de Cultura, 20 de janeiro. Alagoinhas-BA.
Apresentação no Balaio Teatral- Encontro de Coletivos Teatrais do Nordeste, 22 de fevereiro, Casa da Ribeira. Natal- RN.
Apresentação na Praça Pedro Arcanjo, Pelourinho, 26 de março. Salvador- BA.
Apresentação no Projeto Ato Compacto, Centro Cultural Banco Do Nordeste Cariri 04, 05, 06, 07 e 08 de outubro. Juazeiro do Norte – CE.
Apresentação no Projeto Ato Compacto, Centro Cultural Banco Do Nordeste, 20, 21 e 22 de novembro. Souza – PB.

2009
Apresentações Teatro Vila Velha (Cabaré), 18 e 19 de julho , sábado e domingo. Salvador-BA.
Apresentação no OVERDOZE- 11ª Mostra SESC Cariri de Cultura, Teatro SESC Crato, 20 de novembro, sexta- feira. Crato- CE

2010
Apresentação na Mostra Nordeste do IV Festival BNB das Artes Cênicas, Centro Cultural Banco Do Nordeste Sousa, 13 de março as 20:30 h, sábado. Sousa- CE.
Apresentação na 2ª edição do Festival Nacional de Teatro da Bahia, no Cabaré dos Novos (Teatro Vila Velha), 21 de março 19 h, domingo. Salvador-BA.

VELÔSIDADE MÁXIMA
2007
Estréia/ Temporada espetáculo no Zanzibar, de 19 de janeiro a 11 de fevereiro. Salvador - BA
Temporada de 24 de agosto a 16 de setembro, Theatro XVIII. Salvador – BA

2008
Apresentação no Festival de Teatro de Ipitanga, 25 de março, Centro Cultural. Lauro de Freitas – BA
Apresentação no Projeto Ato Compacto, 10, 17, 24 e 31 de outubro, Centro Cultural Banco do Nordeste. Fortaleza- CE.

2009
Apresentações na Mostra Conexão Brasil CCBNB, 13 e 14 de novembro as 19 h, Centro cultural do Banco do Nordeste- Juazeiro do Norte- CE
Apresentação na 11ª Mostra SESC Cariri de Cultura, Teatro SESC Crato, 16 de novembro, segunda- feira 22h. Crato- CE



CASA NÚMERO NADA
2008
Estréia / Temporada do espetáculo, Teatro Espaço Xisto Bahia, de 04 A 27 de abril. Salvador – BA.

2009
Apresentação no Espaço - Ambiente das Artes, 25 e 26 de Setembro. Salvador-BA

2010
Apresentação nas cidades de Nazaré das Farinhas (dia 16 a 18 de abril) e Porto Seguro (23 a 25 de abril). Sexta e sábado 21h e domingo 20h, pelo edital de circulação Jurema Penna da Fundação Cultural do Estado da Bahia