Ministério da Cultura e Petrobras apresentam o espetáculo Sebastião, que em circulação chega a cidade de Crato, no Ceará. O público poderá conferir o espetáculo nos dias 21, 22 e 23 de novembro, no Teatro Sesc. Sebastião é mais uma produção do  coletivo Território Sirius Teatro de Salvador – Bahia.

Esta encenação teatral é baseada em um fato verídico e singular ocorrido em 2007, na Bahia. Em Maracangalha, distrito próximo a Salvador, um avião transportando 5,6 milhões de reais, sofreu um acidente, caiu e foi saqueado por muitas pessoas. Ao invés de felicidade, este dinheiro trouxe desespero e terror para os moradores locais. 
Esta história é contada e vivida por Sebastião, que se vê envolvido em uma trama de perseguição e violência, depois que participa do saque do dinheiro que caiu com o avião. Devoto do Padre Cícero, viciado em jogos e totalmente endividado, Sebastião, por obra do acaso, recebe um tesouro “dos céus” que acaba sendo o motivo de sua tragédia. Um presente que vira uma maldição.

Este espetáculo é uma teatralização de fatos reais que tratam sobre a natureza humana estabelecendo reflexões sobre o poder, o dinheiro, os direitos humanos, a ética, a violência, a baianidade, além de trazer referencias cotidianas. Em meio a muitos personagens que ganham corpo e voz nas historias contadas por este Jogador/narrador chamado Sebastião - Um anti-herói brasileiro que narra os acontecimentos dessa história real que mais parece um realismo fantástico.

O espectador aqui ri, chora e se emociona com as narrativas deste incidente. Um teatro visual e sonoro onde as imagens e as palavras são usadas de modo artesanal e construídas a partir de fatos jornalísticos. Fabio Vidal aqui reafirma sua técnica, estética e filosofia de cena levados ao palco por um teatro múltiplo e essencial geradores de metáforas e poesias cênicas. Neste espetáculo que Transita entre sensações diversas, que variam entre o cômico, o drama e o trágico. 

Sebastião é o quinto trabalho de repertório do Território Sirius Teatro, participante da Cooperativa Baiana de Teatro. O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Braskem de Teatro 2010, na categoria "Ator", indicado na categoria “texto”. Conta com o texto de Fábio Vidal e tem a orientação e colaboração dramatúrgica de Gil Vicente Tavares. O projeto conta também com a participação de Fernanda Paquelet (iluminação), Moacyr Gramacho (direção de arte) e Emerson Cabral (direção musical). Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014.

Sinopse

Um Nordestino, chamado Sebastião, vê-se envolvido em uma trama de perseguição depois que participa do saque de um avião que caiu com R$ 5,6 milhões. Devoto do Padre Cícero, viciado em jogos e totalmente endividado, ele, por obra do acaso, recebe um tesouro “dos céus” que acaba sendo o motivo de sua tragédia. Um presente que vira uma maldição. Esta encenação constitui-se de uma teatralização de dados e fatos verídicos, que aconteceram quando uma aeronave se espatifou nas terras de Maracangalha (na Bahia), em 2007, e, ao invés de felicidade, trouxe desespero e terror para os moradores locais. Sebastião trata sobre a natureza humana estabelecendo reflexões sobre o poder, o dinheiro, os direitos humanos e a ética.

Duração: 1h20

Sobre o workshop Teatro físico Corpo como meio Expressivo

Durante o período da temporada do espetáculo Sebastião será realizado o workshop Teatro Físico - o corpo como meio expressivo, voltado para os artistas locais (atores performers, circenses e dançarinos).

Objetiva-se a instrumentalização técnica dos envolvidos e o contato com essa prática teatral, que contribui para aumentar o repertório e o olhar cênico, além de incentivar a autonomia artística, estimulando os alunos a desenvolverem novas possibilidades e abordagens pré-expressivas e expressivas, de afirmação de alteridades criativas.

Outras informações

Tel. da produção.: (88) 35234444 (Monique Cardoso)

Fanpage: www.facebook.com/territoriosiriusteatro



0 Responses so far.

Postar um comentário