Fábio Vidal
Autor, Encenador e Ator
fabiomsvidal@hotmail.com
Ator/performer, autor, diretor, professor e produtor, Fábio Vidal é Mestre pela UFBA (Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas), onde desenvolveu a encenação:
VELOSIDADE MÁXIMA (2007).
Bacharel em Interpretação Teatral, é Coordenador do Território Sirius Teatro – grupo coligado à Cooperativa Baiana de Teatro. Ministra aulas acerca do Trabalho Criativo, Teatro Físico e Contadores de História. Participou como oficineiro, da disciplina de preparação corporal, em 2008, do projeto RETRATE (Requalificação do Trabalhador de Teatro) nas cidades baianas de Valença, Barreiras, Itaberaba, Juazeiro, Cipó e Guanambi.
Projeto desenvolvido pelo Sated – BA. Ainda em 2008 coordenou o projeto de criação de solos-performances ATUANTES EM SOLOS, em Salvador-BA. Finalizado com a mostra Publica 11. Coordenou também as atividades paralelas no 1° Fiac Bahia – Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia em outubro de 2008. Dirigiu a encenação TEMPORAL, com o grupo Novos Ares em 2009. Dirigiu e criou (em parceria com Marina Freire) a encenação CASA NUMERO NADA em 2008. Coordenou, em agosto de 2008, a encenação SOLOS EM CENA, no teatro Gamboanova – Salvador–BA.
Integrou o elenco da encenação MURMÚRIOS em 2006, sob direção de Nehle Franke; Participou do projeto SOLOS DO BRASIL sob a coordenação artística da performer/atriz e diretora Denise Stoklos, onde desenvolveu a encenação ERÊ – ETERNO RÊTORNO, desde 2003, do qual é ator/performer, autor e diretor.
Realiza a encenação solo SEU BOMFIM, onde estréia como autor e diretor, desde 2000. Participou como ator da encenação AS RIDÍCULAS, direção de Fabio Espírito Santo.
ACROBATAS sob a direção de Ewald Hackler, onde exerce a função de ator e produtor, pela Companhia de Teatro da UFBA.
Participou da Ópera popular REI BRASIL, Direção de Paulo Dourado, na função de ator. Integra o grupo de Pesquisa de Improviso e Prática Teatral OS BOBOS DA CORTE, onde realizou os espetáculos: RECITAL GREGÓRIO DE MATTOS e NOITE DO IMPROVISO, todos com a direção de Meran Vargens.
Participou do elenco da peça DIVINAS PALAVRAS sob a direção de Nehle Franke.
Pela Companhia da Escola de Teatro da UFBA realizou a encenação CASA DE EROS, direção de José Possi Neto. Sob direção de João Lima, apresentou como ator a encenação O URSO.; de Anton Tchekhov.
Participou da montagem OTELO, pelo Núcleo Repertório do TCA, direção de Carmen Paternostro.



Gil Vicente Tavares
Dramaturgista, Co-criador
gvtavares@uol.com.br
Começou a se destacar no meio teatral com a estréia de sua peça, Quartett, de Heiner Müller, com a qual ganhou o prêmio Copene (atual Braskem) de diretor revelação de 1999. Passou seis meses na Europa, a convite da Cena Lusófona, num intercâmbio teatral. Desde então, vem dirigindo peças com atores como Harildo Déda e Yumara Rodrigues. Paralelamente, Gil vem produzindo textos teatrais desde sua entrada na Escola de Teatro, alguns publicados pelo PPGAC, como o próprio Os Javalis, já lido em evento na Escola da Noite, companhia teatral de Coimbra, Portugal, bem como no ciclo de leituras dramáticas da Escola de Teatro e no Theatro XVIII.
Seus últimos trabalhos na área dramatúrgica são: Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia (em parceira com Claudio Simões e Cacilda Povoas); colaboração no roteiro de Cidade Baixa, longa-metragem de Sérgio Machado; e SADE, obra inédita construída como parte do processo do mestrado, concluído no início de 2006.  Em 2005, dirigiu O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind, que estreou no Teatro Vila Velha. Dois anos depois, estreou Os Javalis, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, montagem vencedora do Edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Em 2009, dirigiu o projeto Teatro NU Cinema – Mostra Tchecov, montagem de três textos curtos do dramaturgo russo, antes da última sessão do Cinema da UFBA.  É idealizador  do seminário Diálogos Sobre Dramaturgia Contemporânea, ocorrido em outubro de 2009, no teatro Martin Gonçalves,  escola de teatro da Ufba. Também em 2009, participou do Festival de Teatro Brasileiro, em Fortaleza, com o espetáculo Os Javalis. Gil Vicente Tavares é também músico, com destaque para o prêmio de melhor canção no III Festival Educadora FM.



Gabriela Sanddyego
Assistente de Direção

Atriz, Teatro-Educadora (licenciada em Teatro pela Escola de Teatro da UFBA) e produtora executiva. Integrante da Cia Pública de Teatro e da Cooperativa Baiana de Teatro. É multiplicadora Teatro do Oprimido (Centro do Teatro do Oprimido- RJ). Atuou e produziu o Espetáculo Navalha na Carne, a qual foi indicada ao Premio Braskem de Teatro 2006 na categoria melhor atriz. Participou como Arte-Educadora do Projeto Onda Jovem do Teatro SESI Rio Vermelho (2007 a 2009) atuando como Facilitadora do Grupo Falando Sério de Teatro e Grupo de teatro Jovens, nestes grupos dirigiu os espetáculos Edição Família e Homens de Alumínios (2007) e 68 em Revista e Baú – O Processo...(2008). Como Produtora participou da Coordenação do 1º e 2º Festival Nacional de Teatro da Bahia (2007 e 2010), integrou a equipe de produção do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (2008), Co-produziu os espetáculos Desconcerto e Mambembe com direção de Juliana Ferrari e atualmente é Produtora dos espetáculos Eterno Retorno- ERê e Seu Bomfim com autoria e atuação de Fabio Vidal.



Moacyr Gramacho
Cenografia e Figurino
gramacho7@yahoo.com.br
Moacyr Gramacho há mais de dez anos trabalha como Diretor de Arte, Cenógrafo e Figurinista em Cinema, Teatro, entre outros, sendo um profissional de reconhecida competência no mercado de trabalho brasileiro. Atualmente trabalha como Diretor do Teatro Castro Alves e juntamente com a arquiteta Naia Alban divide a coordenação do escritório sete43arquitetura.



Fernanda Paquelet 
Iluminação 
fpaquelet@hotmail.com
Produtora, atriz, diretora, professora e iluminadora. Bacharela em Interpretação Teatral UFBA. Realizou a direção de produção da I e II Mostra Bahiagás de Cultura 2003 e 2004 e do I, II e III Mercado Cultural de 1999 a 2001. Ministra aulas da disciplina produção teatral e iluminação na graduação da Faculdade de Teatro da UFBA. Como atriz trabalhou nos espetáculos: Noviças Rebeldes, 2005; Antônio, meu Santo, 2003; O Equívoco, 2002; O Mal Estar na Civilização, 2001; De Alma Lavada, 2000; O Sabá das Bruxas, 1999. Jingobel, 1998; Poesia é Coisa de Mulher, 1997; Vagas para Moças de Fino Trato, 1996; Pluft, o Fantasminha, 1995; Um Prato de Mingau para HelgaBrown, 1995; Feministas de Muzenza, 1994.  Dirigiu os espetáculos: Capitães da Areia, 2002; A Vaca Lelé, 2001; Vingança, Vingança, Vingança, 1997. Trabalhou na Coordenação Técnica do I, II, III e IV Festival de Artistas de Rua – Coordenação Técnica, de 2002 a 2005; Como iluminadora trabalhou nas encenações: Velôsidade Máxima, 2007; Barrela, 2006; ERê – Eterno Rêtorno, 2003. Seu Bomfim, 2000; As Ridículas, 2001. Amor Cruzado, 1997, e Confraria da Bazófia – Grupo Musical 1998.


Emerson Cabral 
Direção Musical e produção
emersonca@ig.com.br
Músico desde os 07 anos de idade, iniciou-se com seu avô o Maestro João Bahia aprendendo a tocar cavaquinho, posteriormente passou ao violão através das oficinas de música da UFBA. Compositor de canções gravadas com a voz de Xangai, Roberto Mendes, etc., Autor de trilhas sonoras para teatro (Velôsidade, Alvoroço, Era Uma Vez, Merenda dos Astros…), Cinema (Dissintonia; A Cavala, a Caipora e o Lubisone; Faca…) e jingles publicitários.
Paralelo à carreira musical, exerce a profissão de advogado em legislação cultural (Direitos Autorais e Leis de Incentivo), prestando serviços para a Fund. Pierre Verger, Fund. OndAzul, MAM, Liceu de Artes e Ofícios, Mercado Cultural, FIAC (Fest. Inter. de Artes Cênicas), PlD (Plataforma Inter. de Dança), além de quase todas as produtoras de Salvador-Bahia.



Cassius Cardozo
Produção de Trilha Sonora
cassiuscardozo@yahoo.com.br
Cassius Cardozo, compositor, arranjador e produtor musical, formado em composição e regência pela Escola de Música da UFBA. Como professor, passou pela Associação Pracatum e pelo Liceu de Artes e Ofícios. Na realização do Ano Watson, pela Haverford College (Boston/EUA), produziu o CD da cantora francesa Kira divulgado na Índia, Egito, Japão e Turquia. Participou do show No coração da Bahia (In Bahia´s Heart), comemorando os 60 anos da Construtora Odebrecht, em Miami (EUA). O músico, que integra o grupo Menos Um No Quartetto, passeia também pelo teatro: Trabalhou como violinista em A Ver Estrelas, de João Falcão, e em A Exceção e a Regra, de Bertold Brecht, dirigida por Marcio Meirelles. Atuou ainda no Do Olimpo ao Reggae, de Agnaldo Lopes; e O Casamento Suspeitoso, de Ariano Suassuna, dirigido por Fernanda Paquelet; 






Tati Lima
Vídeos
tatidelima.atriz@gmail.com
Tatiana de Lima, atriz e cineasta, 35 anos, natural de Salvador/Ba/Brasil. Sua formação artística se deu a partir do bacharelado em Artes Cênicas - Interpretação Teatral, pela UFBA (formatura no ano de 2000). 
Atualmente está em processo de ensaio de Matilde, La Cambiadora de Cuerpos, Direção de Hebe Alves, com esteria prevista para setembro de 2010.
No segundo semestre de 2008, ampliando seu campo de atuação, fez o curso de filmmaking, na New York Film Academy. Escreveu, produziu, dirigiu e editou seis projetos (três 16mm e três digital), e participou de mais 15 projetos em diferentes funções.
Em 2009, produziu e dirigiu o curta Amor em Ponta de Faca, roteiro de Fábio Espírito Santo, que terá sua estréia em Junho de 2010.
Em setembro de 2007 dirigiu, produziu e atuou no curta digital É Maria, adaptação da peça teatral “Eu não” de Samuel Beckett.
Por um ano assumiu a Superintendência de Cultura da Faculdade de Técnologia e Ciências, onde um dos principais projetos implantados foi a TV FTC, produção de conteúdo de uma hora semanal.
Como atriz, na área do audiovisual, integrou o elenco principal do especial de televisão, da Rede Globo: Danada de Sabida, produzido pela TV Bahia (1996); participou de diversas campanhas como Projeto Cidadão (TV Bahia, no período de 2000/2001) e atuou no curta digital Pênalti de Adler Paz (2001); Em São Paulo participou da campanha anti-pirataria de DVD, Vendedores de Rua (veiculada na Rede Cinemark/SP - 2006/2007). Ainda em São Paulo (2006) fez participação especial na novela Cidadão Brasileiro, da Rede Record.
Em fevereiro de 2003 atuou no espetáculo Crimes Delicados, direção de Elísio Lopes Jr., recebendo indicação de melhor atriz coadjuvante, no Prêmio Braskem de Teatro (Ba).
Criou a Cia. A4 de Realizações Teatrais, estreando com o espetáulo InSônia, direção de Hebe Alves que, no período de 2000 a 2006, circulou por diversos projetos e festivais pelo Brasil, recebendo convite para representar o Brasil no Festival Internacional de Teatro de Sibiu, na Romênia.
Fez uma série de cursos, em 1995, com o professor Harildo Deda (BA): Interpretação para Shakespeare, Tragédia Grega e Teatro Realista. Trabalhou como assistente de direção, bem como produziu, juntamente com os atores Andréa Elia e João Miguel, o espetáculo Uma História de Boto Vermelho.
Criou junto com as atrizes Andréa Souza e Fernanda Paquelet, a Companhia de Teatro Nós Três..., realizando, quatro espetáculos entre os anos de 1996 e 2002. Atuou na montagem adaptada de A megera domada, de Shakespeare, com direção de Teresa Costa Lima (1998).





Thiago Gomes
Edição de Imagens
thiagogribeiro@gmail.com
Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2005) e especialização em Roteiros para TV e Vídeo pela Faculdade Jorge Amado (2007).

Em 2006 iniciou a graduação em Direção Teatral da UFBA, que não chegou a completar, mas desde então vem fazendo assistência de direção de espetáculos teatrais e eventos em Salvador, entre eles estão o Prêmio Braskem de Teatro 2010, os espetáculos Última Sessão de Teatro, Policarpo Quaresma, o Troféu Caymmi 2007 e o Show dos Direitos Humanos no Farol da Barra 2007 (todos dirigidos por Luiz Marfuz), a peça Crime na Ilha das Cabras (2008, direção de Harildo Déda), entre outros.

Em cinema, foi assistente de direção de Edgard Navarro, no longa-metragem O Homem que Não Dormia. No currículo ainda conta com produção de 9 curtas-metragens, nos quais atuou entre direção, roteiro e edição.

Atua como diretor, produtor, assistente de direção, roteirista e editor nas áreas de cinema, vídeo e teatro.



Clara Ribeiro
Programação Visual e Design
claroliveira@gmail.com
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, direcionou suas habilidades à arte, criando e produzindo peças teatrais, vídeos e instalações audiovisuais, shows musicais e Design.
Iniciou seu trabalho como produtora na X-filmes, produtora de cinema e vídeo, trabalhando na produção e produção de campo em 1999. Em 2000 co-dirigiu e produziu o Curta de vídeo “Nunca Nada” exibido no VII Festival Imagem em 5 Minutos. Em 2002 trabalhou como assistente de comunicação e produção no Teatro Vila velha  e foi responsável pela criação do planejamento de comunicação e produção do lançamento do filme “Esses Moços” de José Araripe Jr.
Em 2003 fundou a companhia de teatro e artes (Manada – Confraria de Criação e Arte) com a atriz Carolina Kahro Ribeiro, mesmo ano na estréia do espetáculo “A Caixa”, no qual foi responsável pela direção de produção, pelo roteiro – Junto com Carolina Kahro – pelo design e assessória de imprensa, durante a criação e em toda primeira temporada, inclusive durante o Festival de Teatro de Curitiba.
Já com a Manada, entre 2005 e 2006, foi parceira do Espaço 7 – Estúdio de Pesquisa e Criação das Artes do Corpo, em São Paulo, onde atuou como produtora, designer e Marketing.
Também em 2006 editou o curta-metragem de Carolina Kahro Ribeiro: “A Ultima Carta”, que hoje integra o Programa Cine Escola do DIMAS (Diretório de Imagem e Som do Estado da Bahia).
Ainda em 2006 iniciou a produção do espetáculo “Grand Théâtre: Pão & Circo”. Nele também foi responsável pela assistência de direção e Designer. Esse espetáculo recebeu duas indicações ao Prêmio Braskem de Teatro de 2007 e conquistou o prêmio Braskem de melhor atriz.
Faz parte da Cooperativa Baiana de Teatro, onde compõe o núcleo de comunicação e marketing. Em 2007, junto com a Cooperativa Baiana de Teatro, organizou o 1° Festival de Teatro da Bahia, produzindo e desenvolvendo estratégia de comunicação, identidade visual e divulgação do festival.
Em 2008, Desenvolveu o projeto de Audiovisual para o espetáculo Milagre na Baía, produção do teatro XVIII, direção de Rita Assemany, Texto de Aninha Franco e direção musical de Jarbas Bittencourt. Produziu, em 2009,  duas temporadas do show musical “Cozinhando do Som”, do diretor musical e cantor Jarbas Bittencourt. Em março de 2010 integrou o núcleo de comunicação do segundo Festival Nacional de Teatro da Bahia, onde foi responsável pelo design de todas as peças gráficas e do planejamento de comunicação.
Além do seu trabalho continuo com produção, ainda dento da Manada,  desenvolve trabalhos como design para empresas e artistas como: Teatro SESC-Senac Pelourinho (BA), Traço – Engenharia (SP), Teatro XVIII (BA), Jarbas Bittencourt (BA), Pedro Morais (BA), Sandra Simões,  Cine Escola (BA), dentre outros.




Mônica Santana
Assessoria Mídias Sociais
moniquinhas@gmail.com
Jornalista, atríz e educomunicadora. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia, aluna especial do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas e especialista em Jornalismo e Direitos Humanos. Sua atuação como comunicadora sempre esteve atrelada ao trabalho com cultura, teatro e garantia de direitos. Em paralelo, tem um trabalho como atriz participando por anos da Companhia Espírita de Artes Cênicas, cursando a graduação em Interpretação Teatral, na Escola de Teatro da UFBA, participando de diversos cursos de formação de atores como o Atuantes em Solo, ministrado por Fábio Vidal, Mímica Corporal Dramática, com Nadja Turenko e George Mascarenhas, Teatro Físico com Teatro da Vertigem, Musicalidade na Interpretação com Jacyan Castilho entre diversos outras formações. Atualmente integra o Grupo Vilavox, no qual participou como atriz dos espetáculos Canteiros de Rosa, Primeiro de Abril e Labirintos. Também é assessora de comunicação, com atuação focada no universo cultural e de direitos humanos.


Alessandra Nohvais
Fotografias
novais.alessandra@gmail.com



Tuca Gomes
Operação de Luz