Aldeia do Velho Chico e Conexão 13 Territórios

Neste mês de Agosto, o Território Sirius Teatro continua com a circulação pelo interior baiano com espetáculo Sebastião no projeto 13 Territórios e também participa do VIII Festival de Artes Cênicas do Vale do São Francisco – Aldeia do Velho Chico.

E chegamos em Juazeiro na quarta e em Petrolina no fim de semana.

Programação:

· Sebastião – Conexão projeto 13 Territórios
Dia 15 de Agosto (Quarta)
Às 20h00
Centro de Cultura João Gilberto – JUAZEIRO/Ba
Oficina Teatro Físico – Dia 16 de Agosto, das 13h às 15h
(Inscrições presenciais 30 minutos antes do início)
· Seu Bomfim
Dia 17 de Agosto (Sexta)
Às 20h00
SESC Petrolina – PETROLINA/PE

· ERÊ – Eterno Rêtorno
Dia 18 de Agosto (Sábado)
Às 19h00
SESC Petrolina – PETROLINA/PE
Sala de Dança
 



Sobre os espetáculos

Sebastião

Um Nordestino, chamado Sebastião, vê-se envolvido em uma trama de perseguição depois que participa do saque de um avião que caiu com R$ 5,6 milhões. Devoto de Padre Cícero, viciado em jogos e totalmente endividado, ele por obra do acaso, recebe um tesouro “dos céus” que acaba sendo o motivo de sua tragédia. Esta encenação constitui-se de uma teatralização de dados e fatos verídicos, que aconteceram quando uma aeronave se espatifou nas terras de Maracangalha (na Bahia), e, ao invés de felicidade, trouxe desespero para os moradores locais. Sebastião trata sobre a natureza humana estabelecendo reflexões sobre o poder, o dinheiro, os direitos humanos e a ética. Muitos personagens ganham corpo e voz nas histórias contadas por este Jogador/narrador chamado Sebastião, um anti-herói brasileiro que narra os acontecimentos dessa história real que mais parece um realismo fantástico.

Ficha Técnica

Fábio Vidal - Atuação, criação, direção

Moacir Gramacho - Direção de arte

Renata Mota – Cenografia

Silvia Costa - Figurino

Gil Vicente Tavares - Orientação e colaboração dramatúrgica

Fernanda Paquelet - Iluminação

Evelin Buchegger – Locuções

Gabriela Sandyeggo e Caio Rodrigo- Assistência de direção

Emerson Cabral - Direção Musical


Seu Bomfim

Um contador de histórias chamado Seu Bomfim, um velho e errante homem do sertão, narra um episódio presenciado por ele sobre um “homem do rio”. A partir dessa narrativa, Seu Bomfim narra acontecimentos do passado, rememora pessoas e locais, expõe pensamentos sobre várias questões (o tempo, a vida, a loucura e o desconhecido.). As estórias, humor, questionamentos e ações deste personagem, levam o espectador a adentrar em seu mundo subjetivo colocando em evidência seu drama humano, enraizado numa cultura sertaneja – nordestina - brasileira. Nesta encenação recria-se uma atmosfera e matriz “Roseana” presente no conto ‘A Terceira Margem do Rio”.

Ficha Técnica

Fábio Vidal - Atuação, criação, direção

Meran Vargens - Direção

Marie Thauront – Maquiagem

Moacir Gramacho - Cenografia e figurino

Fernanda Paquelet –Iluminação

Eterno Rêtorno – ERê

Eterno Rêtorno - ERê conta a história da criação do Universo, da vida e do humano: seu processo de ciclos e de evoluções. Esta encenação inicia-se antes do Big-Bang (15 bilhões de anos atrás) e se desenvolve até os dias atuais. Utiliza na sua composição de teorias cientificas/filosóficas e está fundamentado no Teatro Essencial. É uma performance teatral narrativa sobre a criação e evolução da vida e do humano. Apresenta um ERê (um misto de mensageiro, palhaço, bufão e divindade) que vivência o processo existencial marcado pelos paradoxos e contradições humanos que variam entre “a delicia e a desgraça, o monstruoso e o sublime”, o trágico e o cômico, o infantil e o velho, o inédito e o padronizado, a morte e a vida.

Ficha Técnica

Fábio Vidal -Atuação, criação, direção

Marie Thauront – Maquiagem

Fernanda Paquelet - Iluminação

Sobre Território Sirius
O Território Sirius Teatro, completa 13 anos promovendo a circulação de produções teatrais mobilizados pela pesquisa estética e temática de assuntos e modos variados na cena, resultantes de processos criativos autorais que agregam experimentação, teatro físico, emoção, humor e veiculação política, derivando acontecimentos cênicos múltiplos, de alta qualidade artística e técnica fundamentados no ator-performer. O grupo é formado por Emerson Cabral, Mariana Freire, Viviane Jacó e Fábio Vidal.


0 Responses so far.

Postar um comentário